A população de Prado participou na última quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores, da primeira audiência pública sobre a nova proposta do Plano de Desenvolvimento Diretor Urbano (PDDU). A audiência foi realizada pelo poder executivo e demais instituições, no qual as pessoas presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar sugestões.

De acordo com o vice-prefeito, Antônio Carlos Magalhães, mais conhecido como Carlão da Saúde, “Por legislação o Plano de Desenvolvimento Diretor Urbano (PDDU), deveria ser feito em 10 a 10 anos, o que não foi feito. O nosso plano está com a data de 2005, são 19 anos sem receber uma revisão e precisamos entender que a realidade de Prado a 19 anos atrás é completamente diferente de hoje, sobretudo no crescimento turístico, no crescimento populacional da cidade. A ideia dessa audiência é o início de um conjunto de reuniões e um conjunto de seminários na discussão com a comunidade para construir um novo Plano de Desenvolvimento Diretor Urbano para que o nosso município tenha um crescimento ordenado que já acontece em algumas áreas desordenadas” disse o vice-prefeito, Carlão.

A revisão propõe preparar o município para os novos tempos, Prado surpreendeu em crescimento populacional e em investimento, com a abertura de novas empresas e a construção de centenas, quiçá, milhares de empreendimentos imobiliários. Em 2024, o município é outro e a realidade também.

“A meta é buscar um marco regulatório que, além de ordenar, trouxesse desenvolvimento com bases sustentáveis para Prado. O novo Plano Diretor está sendo pensado com uma linguagem urbanística moderna e com o cuidado de ter como base outros planos já vigentes. Queremos muito discutir esse assunto com a sociedade, afinal, ela é que usufruirá de todos os benefícios agregados, com uma proposta mais humanizada e participativa”, finalizou o vice-prefeito de Prado.

O evento contou com a participação de representantes de várias empresas instaladas no município (de diferentes segmentos econômicos), ambientalistas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), ICMBio, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Rural & Cia (empresa que está realizando o estudo de georreferenciamento no município), além dos vereadores, Odilei Matos (Presidente da Câmara de Vereadores), Luciana da Lookgás, Professor Boloca, Dr. Wanderson, Brênio Pires, Ailton do Mercado, Super Choque e Cacique Zeca.