A jornada pedagógica aconteceu nesta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, na Pousada Recanto do Prado, reunindo os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores, auxiliares de ensino e cuidadores, todos profissionais que atuam no ensino público do município do Prado.

A cerimônia de abertura do evento contou com presenças de Gilvan Produções (prefeito), Keliane Fontoura (Secretária de Educação), Odilei Mattos (presidente da Câmara Municipal de Vereadores), Camila Oliva (Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação).

O evento desse ano explorou o desafio emergente da avaliação com foco na análise global e integral do estudante, tema defendido e trabalhado pelo renomado palestrante Celso Vasconcellos.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Keliane Fontoura, “a jornada pedagógica promove o estímulo, a interação, a preparação e a formação de gestores e docentes para o início do ano letivo”, explicou.

Para o Prefeito de Prado, Gilvan Produções, “esse também é um importante momento para avaliar os investimentos realizados na melhoria infraestrutura das escolas e na valorização dos profissionais do ensino público municipal”, destacou.

QUEM É CELSO VASCONCELLOS?

Prof. Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor – resgate do professor como sujeito de transformação; Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança – por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.