A tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, atraiu uma multidão de pessoas ao distrito de Cumuruxatiba, na tarde deste sábado (20).

Integrada ao calendário cultural e turístico da cidade, a programação também inclui apresentações culturais e missas. O município e Prado mantém viva a tradição, fomentando a cultura local. “Uma festa secular, que renova a memória própria da nossa cidade, faz parte da história de Prado, une cultura, religião e fortalece o turismo”, afirma a secretária de Turismo, Iracema Ribeiro.

Além dos turistas que nesta época de veraneio procuram a cidade de Prado, os nativos e moradores das cidades vizinhas, como; Teixeira de Freitas, Alcobaça, e os itamarajuenses vão em massa comemorar anualmente a festa.

A festa se iniciou pela manhã com uma missa, logo após o término, por volta das 12 horas, começou aquele que é o momento mais esperado da festa, a puxada do mastro de São Sebastião.

O prefeito de Prado Gilvan Produções fez questão de participar da festa. De acordo com o prefeito, a puxada do mastro de São Sebastião é a festa mais esperada do ano pela comunidade. “É um momento de muita tradição, passando por gerações e gerações, é uma festa linda que atrai moradores, turistas para o nosso distrito de Cumuruxatiba e nossa população merece sempre o melhor. A tradição uni a população indígena com as demais pessoas e todos se divertem com a comemoração de São Sebastião.”, afirmou o prefeito.

O “Pau de Bastião”, como é chamado o mastro com mais de 12 metros de comprimento e 30 centímetros de diâmetro, foi levado pelos foliões, passando por várias ruas entre a Avenida principal até a chegada à Igreja, seguindo a tradição do ritual, até o momento de erguer o mastro.