A Preocupação com a saúde bucal da população fez com que a Prefeitura de Prado, através da Secretaria de Saúde e o Centro de Especialidades odontológicas CEO, retomasse os trabalhos de confecção de próteses dentarias, atendendo uma população mais necessitada e com menos recursos para reabilitação. Pacientes com perdas dentárias e necessidade de uso de prótese estão sendo beneficiados com projeto que visa restaurar o sorriso, bem-estar, qualidade de vida e saúde.

Com recursos próprios da municipalidade, um projeto foi elaborado e implantado pela Secretaria Municipal de Saúde para a aquisição e confecção de próteses dentárias. É o que explica o DR. Flagner Souza, coordenador do CEO-Prado.

“Foi uma preocupação desta atual gestão em estar atendendo este público de pacientes. Este serviço busca contribuir na ampliação da universalização ao acesso da população aos serviços de saúde bucal no SUS. O prefeito Gilvan Produções nos orientou que a população não pode ficar desatendida neste setor, afinal, é responsabilidade do Município buscar meios e promover o acesso integral do cidadão aos serviços de saúde pública”, comentou a secretária de Saúde, Neuziane Mascarenhas.

Além dos atendimentos nos consultórios odontológicos dos postos de saúde e assistência em saúde bucal, pacientes que necessitam de próteses dentárias podem procurar os postos de saúde mais próximos e se informar sobre os procedimentos necessários para receber o benefício.

As próteses dentárias são uma forma artificial de substituição de dentes naturais. O uso delas é indicado em casos de ausência total ou parcial de dentes sob a necessidade de reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.