A Secretaria Municipal de Agricultura de Prado, em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e realizou nesta sexta-feira (04), emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), procedimentos operacionais relacionados ao Cadastro, em substituição à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

De acordo com a coordenadora técnica da BahiaTer, Jamaica dos Reis, “A inscrição no CAF viabiliza o acesso às políticas públicas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. A DAP também tinha como papel atender o agricultor familiar e as políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda, no entanto, a mudança da DAP pela CAF ocorre por causa dos novos requisitos exigidos de identificação pela Lei 11.326/2006 e Decreto 9.064/2017”, explicou.

A inscrição ativa no CAF é requisito necessário para o acesso a ações e as seguintes políticas públicas:

– Seguro da Agricultura Familiar (SEAF);

– Política da Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio);

– Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF);

– Programa Garantia-Safra;

– Programa Alimenta Brasil (PAB);

– Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

– Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER);

– Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB);

– Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar (PNSMAF);

– Programas de Habitação Rural;

– Aposentadoria do Segurado Especial;

– Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF);

– Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

 

O CAF possibilita a integração e o cruzamento de informações com outras bases de dados governamentais, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). De acordo com o secretário de Agricultura, Lenilson Felipe, as emissões do CAF, estão sendo realizadas todas as quintas-feiras e sextas-feiras na própria Secretaria Municipal de Agricultura.