O Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) acontece em três dias, entre 05 e 07 de julho, no Doca do Cais, em Prado.

O programa é um estímulo para potencializar as ações colaborativas e a troca de experiências entre os municípios participantes. A iniciativa também investe na qualidade do ensino público, atuando de forma conjunta com secretarias de educação, escolas, estudantes, famílias e comunidade no enfrentamento dos desafios educacionais para construir, em parceria, soluções para educação.

Encontro promove ações visando a melhoria do desempenho da educação públicaComo resultado, contribui para que prefeitos, secretários e educadores sejam capazes de fazer uma gestão com foco na melhoria da aprendizagem dos estudantes e no uso dos recursos, ao mesmo tempo em que estrutura um projeto territorial de educação construído com e para as pessoas do território. A metodologia de trabalho parte do diagnóstico educacional de um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais semelhantes e que, juntos, integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação – ADE.

Secretárias municipais no 6º Encontro do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, realizado na Doca do Cais, em PradoÀ cada encontro, um novo local é escolhido como sede, dentre os municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. O último aconteceu em Alcobaça, no mês de abril.

No primeiro dia do 6º encontro do ADE foram realizados processos de formação de diretores, coordenadores pedagógicos do ensino infantil e educação fundamental da rede pública de ensino do município do Prado.

Secretários municipais dos municípios participantes do programa de educação da SuzanoNesta quinta-feira (06) foi a vez de reunir profissionais das secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde dos municípios de Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado, com destaque para a participação do Prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato; dos secretários de educação, Keliane Fontoura (Prado), Carlos Lindemberg (Alcobaça), Jocivânia Caetano (Caravelas), Dalmo Costa (Mucuri); e da secretária de saúde de Prado, Neuziane Mascarenhas, dentre outros nomes.

Para a Secretária de Educação de Prado, Keliane Fontoura, “é uma satisfação muito grande participar de um trabalho conjunto e colaborativo, priorizando a educação como plataforma para romper barreiras e promover o desenvolvimento das pessoas”, destaca.

Segundo a Secretária de Saúde de Prado, Neuziane Mascarenhas, “a proposta do programa também estimula as pessoas para que tenham maior consciência e participação em ações importantes de promoção de uma vida mais saudável e maior qualidade de vida”, conclui.

O PROGRAMA: Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) é uma ação desenvolvida através do Programa Suzano de Educação, cujo objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino público, visando aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% até o ano de 2030, nos municípios dos territórios onde a empresa atua. Para a Suzano S/A a erradicação da pobreza passa pelo desenvolvimento da educação.

IDEB: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino básico. O Ideb é um indicador nacional de referência que possibilita o monitoramento da qualidade da educação e é calculado bienalmente a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho (proficiência em Língua Portuguesa e Matemática) nos exames aplicados pelo Inep.