A Prefeitura Municipal de Prado, por meio, da Secretaria Municipal Municipal de Saúde, encaminhou na manhã desta sexta-feira (29), 120 paciêntes para o município de Caravelas, para realizerm triagem e cirurgia de catarata que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, está oferecendo em forma de mutirão.

Os pacientes dos 13 municípios participantes (Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Itamaraju, Ibirapuã, Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Itanhem, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri e Vereda) foram selecionados de acordo com a busca ativa das Unidades Básicas de Saúde Municipais e registrados na regulação para obterem o benefício.

Visando entregar mais acessibilidade aos paciêntes pradenses, a secretária de saúde Neuziane Mascarenhas, expressou-se a respeito do empenho da Secretaria para a participação neste mutirão.

“A Catarata acomete muitas pessoas em todo o país, desta forma, a Secretaria prioriza a solução destes casos o mais rápido possível. A Catarata é uma opacidade da lente naatural do olho que deixa o pacientes com diversas dificuldades, ela também pode ocasionar o Glaucoma que pode causar a cegueira irreversível do paciente, caso não seja tratada de maneira adequada”.

Os pacientes que realizarão a cirurgia hoje, são aqueles que estiverem com todos os protocolos exigidos em dia, aos que não estiverem, passarão pelos exames necessários e farão a cirurgia em outra data.