A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), entregou no último sábado, dia 09 de julho, em Prado, vários equipamentos para geração de renda dos povos e comunidades tradicionais. O ato, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença da titular da Sepromi, Fabya Reis, do prefeito Gilvan Produções, parlamentares, secretários municipais, além de moradores do município.

Durante a solenidade foram entregues unidades de Casas de Farinha Móveis, direcionadas a comunidades quilombolas e indígenas com atividades econômicas baseadas na agricultura familiar. Também foram repassados kits de corte e costura para comunidades de terreiro e quilombos, com o objetivo de garantir a inclusão produtiva de mulheres negras e preservação do patrimônio imaterial afro-brasileiro, a partir da confecção de vestuários que compõem as culturas de matriz africana.

“Esta é uma grande conquista do movimento negro, dos povos e comunidades tradicionais. Trata-se do fortalecimento da gestão da política de promoção da igualdade étnico-racial para o município de Prado e da criação de oportunidades de geração de renda para o povo negro, indígenas e comunidades quilombolas. Seguimos firmes no nosso trabalho de captação de recursos e investimentos para promover reparação”, ressaltou a secretária da Sepromi, Fabya Reis.

Para o prefeito Gilvan Produções, a entrega dos equipamentos, reforça o compromisso com os povos e comunidades tradicionais do município. “As pessoas querem trabalhar, querem ter dignidade e principalmente precisam que nós gestores públicos acreditemos nelas”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário de Agricultura, Lenilson Felipe, “Estes equipamentos são de grande importância e uma conquista do movimento negro, dos povos e comunidades tradicionais. Trata-se do fortalecimento da gestão da política de promoção da igualdade étnico-racial para o município. Essa conquista se deve também ao esforço do nosso prefeito Gilvan Produções em captar recursos e equipamentos para fortalecer a nossa agricultura. Nós agradecemos a secretária da Sepromi, Fabya Reis, por sempre atender as nossas demandas”, ressaltou.