A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (10), mais um mutirão para detecção do glaucoma.

Os pacientes receberam gratuitamente os colírios adequados para a continuidade de seus tratamentos por um período de 90 dias. O objetivo da ação foi realizar o diagnóstico precoce, encaminhar o paciente para o tratamento adequado e amenizar a fila de espera.

 

De acordo com a coordenadora da Regulação do município, Nanny Medeiros, o glaucoma é uma doença que surge a partir do aumento da pressão intraocular, propiciando a destruição das células do nervo óptico e causando cegueira, caso o paciente não seja tratado corretamente.

“Entre os sintomas mais frequentes da doença estão as escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Apesar de ainda não ter cura, existem diversas formas de controle da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as probabilidades de evitar a perda da visão do paciente”, explicou.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Neuziane Mascarenhas, a maior preocupação da atual gestão é propiciar comodidade, eficiência, humanização e agilidade nos atendimentos, razão pela qual, vem promovendo os mutirões mais próximos dos usuários.

“A recomendação do nosso prefeito Gilvan é que a saúde chegue o mais perto possível do cidadão e no caso dos mutirões do glaucoma, pensamos nisso. O glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Há vários tipos de glaucoma. O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular”, explicou a secretária.