Na última segunda-feira (20), a Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizou mais uma ação de testagem em pessoas que apresentam algum sintoma, assim como em quem não apresenta os sintomas da Covid-19. Ao todo, foram disponibilizados 200 testes moleculares RT-PCR.
A coleta foi feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação.
Os testes de PCR são os que têm função efetivamente diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde. Ele é realizado através da coleta “swab” [cotonete] nasal, e as amostras são enviadas para o Laboratório Central de Salvador [Lacen].
A ação teve como objetivo, identificar se há novos casos da variante Delta no município.
Entenda
No dia 14 de setembro de 2021, a Secretaria de Saúde de Prado/BA, foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia/ NRS Extremo Sul, a ocorrência em Prado de um caso da variante DELTA do SARS-COV 2, linhagem B.1.617.2, originária da índia em outubro de 2020. É uma das variantes que apresentam mutações genéticas múltiplas e é denominada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus e ser mais transmissível do que as linhagens anteriores, de forma a alterar o curso da pandemia.
Trata-se de um homem, 30 anos, sem comorbidades, que residiu por 10 meses no município, e que desenvolveu sintomas sugestivos de COVID-19 em 22/08/2021. Coletou RT-PCR em 24/08/2021 com amostra encaminhada para o LACEN/BA. O paciente apresentou sintomatologia e permaneceu em isolamento domiciliar até o dia 08/09/2021 (período maior que o recomendado pela OMS). O paciente não havia tomado a vacina contra COVID-19, por opção pessoal.
Deixar um comentário