O prefeito de Prado, Gilvan Produções participou neste sábado (20), da tradicional procissão e Missa de São Sebastião do Distrito de Cumuruxatiba. A celebração, que faz parte das homenagens ao santo, foi conduzida pelo padre Bento da Igreja Matriz e o padre Rogério (nativo da comunidade).

O padre Bento destacou a história de São Sebastião: militar do exército romano e cristão, em um tempo de perseguição aos cristãos, mesmo assim, ele não abandonou a fé em Cristo e foi morto a mando do imperador romano.

Na primeira vez que sofreu o martírio, foi atingido por várias flechas, mas sobreviveu, voltou a dar testemunho de Deus e se apresentou ao imperador Maximiano pedindo para que ele parasse de perseguir cristãos. Porém, o imperador não aceitou e mandou açoitar São Sebastião até a morte.

Quem foi São Sebastião?

 

São Sebastião foi um leigo e soldado cristão, nascido em Milão, na Itália, por volta do século III, embora haja versões de que tenha nascido em Narbonne, na França.

 

Nas fileiras romanas, São Sebastião chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Denunciado por isso, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi atingido por flechas, mas se salvou.

 

Recuperado, demonstrou coragem e se apresentou novamente ao imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos e o acusando de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte, em 20 de janeiro de 288.

Quem também participou da celebração, foi a primeira dama Neuziane Mascarenhas, Wenceslau Junior (Superintendente de Economia Solidária), o diretor de Cultura Sérgio Mascarenhas, além de fies e moradores do distrito.