A Secretaria de Educação de Prado iniciou nesta terça-feira (11), sua jornada pedagógica para o ano letivo de 2025. A jornada pedagógica é um processo de formação e desenvolvimento profissional dos educadores, que visa melhorar a qualidade da educação e promover a aprendizagem dos alunos.

A jornada pedagógica este ano tem como o tema; Alfabetização, letramento e equidade foi iniciada com uma cerimônia de abertura, que contou com a presença da secretária de educação, Keliane de Oliveira Gouvêa Fontoura, secretária de Desenvolvimento Social, Jamaica Reis, o promotor de justiça, Rui Cézar Júnior, vereadores, diretores de escolas, coordenadores, técnicos da educação, além dos conselhos e sociedade civil organizada. Durante a cerimônia, foram discutidos os objetivos e metas da jornada pedagógica, bem como as estratégias para alcançá-los.

Secretária de Desenvolvimento Social – Jamaica Reis

O evento busca criar um espaço de discussão, troca de experiências e organização das práticas educacionais, com foco em aprimorar a qualidade do ensino e combater a evasão escolar.

As atividades da jornada serão divididas de acordo com o público-alvo. Profissionais da Educação conduzirão os três dias do encontro com diretores e vice-diretores para apresentar os resultados da rede, metas definidas e perspectivas para 2025, além de oferecer formações específicas coordenadas por mentores pedagógicos.

A secretária de educação destacou a importância da jornada pedagógica para a melhoria da qualidade da educação e disse que “nossa meta é proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica”.

Secretária de Educação – Keliane de Oliveira Gouvêa Fontoura

A jornada pedagógica é um passo importante para a melhoria da educação no município ou estado, e a Secretaria de Educação está comprometida em trabalhar em parceria com os educadores e a comunidade para alcançar os objetivos da jornada”, afirmou Keliane.

 

A jornada pedagógica incluirá uma série de atividades;

No dia 12, a jornada pedagógica acontece com a presença de todos os professores e será por pólos. Os pólos serão organizados por segmentos e locais diferentes: pólo do ensino fundamental I, pólo do ensino fundamental II e do ensino médio, pólo da Educação infantil, pólo da Educação Especial, pólo da Educação do Campo e pólo da Educação Física Escolar.

Nos dias 13 e 14, as jornadas continuam nas escolas.