A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (17), um curso de capacitação em sutura para enfermeiros (as) do município. O evento foi realizado no colégio modelo de tempo integral, Homero Pires.

É importante informar que, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) regulamentou a realização de sutura simples por enfermeiros pela Resolução 731/2023 ao final do ano passado. De acordo com a normativa, os enfermeiros estão autorizados a realizar o procedimento em lesões superficiais de pele, anexos e mucosas, com aplicação de anestésico local injetável.

De acordo com a secretária de Saúde, Neuziane Mascarenhas, a iniciativa integra a política de educação continuada da pasta e tem como objetivo fortalecer a rede de atenção à saúde na cidade.

Durante a capacitação, os participantes aprenderam sobre a sutura ideal, que busca promover o melhor aspecto funcional e estético possível.

 

Para isso, receberam algumas recomendações básicas e instruções, tais como assepsia adequada, como realizar bordas regulares, bordas bem alinhadas e coaptadas, que facilitam o processo de cicatrização, reduzem a formação de queloides e contribuem para uma melhor estética, hemostasia e cuidados com foco em evitar espaço morto.

Entre todo o conhecimento técnico compartilhado, os enfermeiros também aprenderam a realização de suturas por planos, por meio de técnica adequada, para evitar isquemia e a utilização correta de materiais protegidos.

 

Além disso, em casos de pacientes que foram mordidos ou sofreram lesões com material metálico, profissionais foram orientados que deveriam ser realizados a profilaxia contra raiva e tétano.