A conferência foi realizada nesta sexta-feira (24) no plenário da Câmara de Vereadores do Prado.
O tema da Conferência Municipal de Saúde de 2023 foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
Dentre os participantes, Gilvan Produções (Prefeito de Prado), as secretárias municipais de saúde, Neuziane Mascarenhas (licenciada) e Janaína Macedo (Interina), além de profissionais da área de saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil organizada.
A realização das conferências de saúde acontece de quatro em quatro anos, seguindo determinação em lei. Essa periodicidade é importante para que se possa avaliar as políticas de saúde em vigor, discutir novas estratégias e traçar metas para aprimorar o atendimento à população. Além disso, a realização periódica da conferência permite que a sociedade civil acompanhe de perto a implementação das políticas de saúde e possa cobrar o cumprimento das propostas apresentadas nas conferências anteriores.
Segundo a sanitarista do Conselho Estadual de Saúde, Tarcia Munyra, “é por meio das conferências que a sociedade civil e o poder público têm a oportunidade de discutir e apresentar propostas para aprimorar os serviços de saúde oferecidos à população, por isso, a periodicidade da conferência é fundamental para garantir a continuidade desse processo de diálogo e participação”, argumentou.
Para Gilvan Produções, “a participação de representantes da sociedade civil e do poder público na conferência fortalece o diálogo e a busca por melhorias nos serviços de saúde, além de reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população”, disse.
De acordo com Neuziane Mascarenhas, “a conferência municipal de saúde é o momento em que a população tem a oportunidade de opinar sobre a melhoria da saúde pública, numa etapa em que são construídas as propostas de políticas públicas do segmento”, destacou.
Deixar um comentário