A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (08), um mutirão de glaucoma para pessoas do município, onde os pacientes passaram por uma triagem e em seguida foram chamados para a realização de testes. A ação foi realizada na quadra esportiva do Bairro São Sebastião.
De acordo com a secretária de Saúde, Neuziane Mascarenhas, a ação teve como objetivo realizar o diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira.
“A prevenção é necessária, pois o glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico”, explicou a secretária.
O glaucoma é considerado como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. A doença pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.
Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, resultando em cerca de um milhão de pessoas.
Os pacientes tanto da Sede quanto do interior receberam gratuitamente os colírios adequados para a continuidade de seus tratamentos.
Por DECOM
Deixar um comentário